O poker é – em grande parte – um jogo de números. Inclusive o poker online que você joga nos melhores sites.
Jogadores com inclinação matemática, que podem trabalhar confortavelmente com probabilidades e porcentagens, estão em uma posição muito mais forte para ter sucesso no poker – independentemente da versão que jogam.
Embora outros fatores afetem sua tomada de decisão, a matemática é uma habilidade fundamental que os jogadores de poker precisam para ter sucesso a longo prazo. A sorte sempre desempenhará um papel em um jogo de cartas, mas um forte domínio da matemática pode ajudar os jogadores a enfrentar um período difícil de variação.
Tomar decisões matematicamente sólidas pode ajudar na sua estratégia de curto e longo prazo. Felizmente, você não precisa ser um gênio da matemática para vencer as pessoas no poker, mas certamente ajuda pelo menos acertar o básico desde o início.
Existem algumas considerações matemáticas importantes a serem observadas em qualquer jogo de poker.
Probabilidade Básica
Quando se trata de poker e matemática, existem alguns números que servem como ponto de partida para toda estratégia.
Cada baralho tem 52 cartas, que são divididas em quatro naipes. Isso significa que existem 13 cartas de cada naipe.
Isso significa que as chances de comprar uma carta específica serão de uma em 52 (ou 52-1, se você preferir). Obviamente, essas não são boas chances e você não gostaria de colocar uma quantia enorme de dinheiro em um pote com 52-1.
No No-Limit Hold'em e em todas as formas de poker, você quer ganhar dinheiro quando as probabilidades estão a seu favor. É importante reconhecer situações, por isso incluímos uma folha de dicas para ajudá-lo a navegar por algumas das probabilidades e combinações básicas no poker:
Probabilidades do Pote
Depois de entender algumas das probabilidades básicas por trás do poker, você vai querer aprender outro conceito básico de matemática no jogo: probabilidades do pote.
Trata-se de uma maneira de decidir se você deve pagar uma aposta.
Por exemplo, digamos que você tenha um flush draw e esteja bastante convencido de que seu oponente tem par de ases e que há $ 90 no pote.
Existem nove cartas no baralho que irão completar o seu flush. Isso significa que você tem cerca de 20% de chance de acertar seu flush no turn (ou 4-1). Na verdade, tudo bem, desde que você obtenha o preço certo para pagar.
Imagine que seu oponente faz uma pequena aposta de $ 10. Você definitivamente deveria entrar. Você está arriscando apenas $ 10 para potencialmente ganhar pelo menos $ 100. Isso significa que você está obtendo chances de 10-1. De repente, suas chances de 4-1 para completar seu flush não parecem tão ruins.
Enquanto isso, imagine se seu oponente atirasse $ 100 no pote. Isso é simplesmente arriscar demais em um flush draw frágil. É claro que essa situação é baseada em seu oponente ter ases e o eventual flush ser a melhor mão. Existem muitos outros fatores que entram em uma mão de poker – por exemplo, você pode blefar no turn ou no river – mas ainda é importante levar em consideração as probabilidades do pote ao contemplar um call.
É Tudo Sobre Obter O Valor Máximo
Outra maneira de pensar nas probabilidades do pote é compará-las a uma máquina caça-níqueis. É notoriamente difícil acertar um jackpot na máquina caça-níqueis padrão de Las Vegas, mas essas probabilidades – que geralmente são de 1 a 64 para acertar um jackpot de uma linha – não são realmente o problema. O problema é que, quando você acerta, não paga uma quantia lucrativa.
Imagine se uma máquina caça-níqueis em que a aposta mínima é de $ 1 pagasse $ 10.000 para acertar um jackpot de uma linha. Em média, você gastaria $ 64 para ganhar $ 10.000. Essa seria a máquina caça-níqueis mais movimentada de Las Vegas!
Existem algumas situações no poker em que você basicamente estará jogando em uma máquina caça-níqueis quebrada se utilizar as probabilidades do pote corretamente.
Aqui está uma olhada em alguns dos outs mais comuns no poker: