Palmeiras atropela Água Santa e sai bicampeão do Paulistão 2023
O Palmeiras fez valer seu favoritismo e não tomou conhecimento do Água Santa na partida final do Campeonato Paulista realizada no Allianz Parque. Após perder de 2-1 no jogo de ida, o Verdão fez 4-0 no jogo de volta e levou o bicampeonato no Paulista para casa.
Estatísticas do Paulistão 2023
Esta é a segunda vez que Abel Ferreira vence um Paulistão, a primeira foi em 2022. O técnico também pegou 2 Libertadores (2020 e 2021), um Brasileirão (2022), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2022).
Esta é a primeira vez que o Verdão é bicampeão do Paulistão desde os anos 90, quando venceu a dobradinha 93-94. Desde então, o Palmeiras havia vencido também em 1996, 2008 e 2020, além de 2022.
Como foi o título do Palmeiras
Defendendo o título de 2022, o Palmeiras já entrou no Paulistão como candidato ao título e fez valer o favoritismo em todo o campeonato. Passou da fase de grupos em primeiro na pontuação geral e derrotou o forte São Bernardo nas quartas. Depois, viu seu favoritismo crescer quando Corinthians e São Paulo caíram para rivais do interior. Depois disso, derrotou o Ituano na semi e encontrou o Água Santa na final.
A final começou complicada para o Verdão, que perdeu o jogo de ida por 2-1 com o atacante Bruno Mezenga anotando ambos os gols do Água Santa. Porém, no Allianz Parque o Palmeiras não tomou conhecimento do seu rival e fez logo 4 gols na partida para vencer sem deixar dúvidas de sua superioridade.
Quem anotou os gols do Palmeiras foram Gabriel Menino (2), Endrick e José Manuel López. A promessa Endrick já havia feito o gol do Palmeiras no jogo de ida das finais.
Artilheiros do Paulistão 2023
No fim, a artilharia do campeonato não ficou com nenhum dos finalistas. Os goleadores do campeonato foram Róger Guedes, do Corinthians, e Galoppo, do São Paulo, com 8 gols cada. Logo atrás, veio o atacante Bruno Mezenga, do Água Santa, com 7. O Palmeiras aparece na terceira posição com Rony, que anotou 6 gols.
Surpresas do Paulistão 2023
Este foi um Paulistão cheio de surpresas. Em primeiro lugar, as campanhas do São Bernardo na primeira fase. O time passou para as eliminatórias em segundo na classificação geral. Infelizmente para o time do ABC, o rival nas quartas foi o poderoso Palmeiras, que levou a vaga e depois o título.
É claro que também temos que citar o Água Santa, que não só chegou à final derrotando São Paulo e RB Bragantino, como fez bonito no primeiro jogo, vencendo o Palmeiras por 2-1. No jogo final, entretanto, prevaleceu a força do elenco do Verdão e seu técnico.
As surpresas negativas ficam por conta de Corinthians e São Paulo caindo já nas quartas de final do campeonato, o que fez muitos apostadores arrancarem os cabelos (e um número menor pular de alegria). O Santos foi eliminado na 1ª fase pelo 3º ano consecutivo, mas pela força da camisa, não deixa de ser uma surpresa quando o Peixe não vai para as finais.
Maiores campeões do Paulistão
1º lugar – Corinthians: 30 títulos (último em 2019).
2º lugar – Palmeiras: 25 títulos (último em 2023)
3º lugar – São Paulo e Santos: 22 títulos cada (último do SPFC em 2021 e do Santos em 2016)